Vitória-régia | Do Plantio à Nossa Cozinha

A natureza nunca deixa de nos surpreender com suas criações exuberantes, e a vitória-régia é um exemplo magnífico disso. Com suas folhas gigantes flutuando nas águas tranquilas, essa planta aquática é um verdadeiro espetáculo da flora amazônica. No entanto, você sabia que a vitória-régia também pode ser apreciada em pratos culinários? Sim, é verdade! O renomado Chef Henrique Nunes, do Naiah Restaurante, localizado no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa, criou uma iguaria que utiliza essa planta de forma única e saborosa.

A vitória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática que se destaca por suas folhas circulares e enormes, podendo atingir até dois metros de diâmetro. Ela é nativa da região amazônica e seu nome foi uma homenagem à rainha Vitória, da Inglaterra. Suas flores são brancas e desabrocham durante a noite, exalando um perfume adocicado que atrai insetos polinizadores.

No entanto, é em seus pecíolos que encontramos o segredo culinário da vitória-régia. O Chef Henrique Nunes descobriu que as folhas jovens e tenras dessa planta possuem sabor e textura únicos tornando-as perfeitas para serem utilizadas em preparações gastronômicas exclusivas. Com sua criatividade e habilidades culinárias, ele desenvolveu um prato que destaca as características singulares da vitória-régia, trazendo uma experiência inesquecível aos comensais do Naiah Restaurante (ver vídeo).

No Naiah Restaurante, o Chef Henrique Nunes oferece um menu exclusivo que busca valorizar ingredientes locais e sustentáveis. E é nesse contexto que a vitória-régia ganha destaque, figurando como protagonista de um dos pratos mais aclamados e exclusívos da casa.

O prato criado pelo Chef Henrique é uma combinação harmônica de sabores e texturas que você precisa experimentar pelo menos uma vez na vida. Você confere muitas curiosidades sobre essa planta maravilhosa, assim como a receita exclusiva, explicada pelo próprio Chef no vídeo dessa semana:

Postado Por:
Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Belíssimo jardim de 90 mil m² situado em Nova Odessa - SP.
Com o objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira.
Aberto para visitação pública, eventos sociais, eventos corporativos e ensaio fotográfico.

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday