Expedições

Acompanhe um pouco das aventuras de Harri Lorenzi e nossa equipe em busca da preservação de nossas espécies

Em Busca das Palmeiras Perdidas

Visando encontrá-las nos países vizinhos, planejamos viagens de busca na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, onde algumas destas espécies, conforme já se sabia, também ocorriam.

Vale do São Francisco e Chapada Diamantina

A vegetação da caatinga, característica da região Nordeste do país, prolonga-se na direção Sul ao longo do Rio São Francisco até o norte de Minas Gerais, no município de Januária.

Parque Nacional da Amazônia

Expedição organizada para realizar um levantamento preliminar da flora desta Reserva Florestal, caracterizada principalmente por uma vegetação pluvial tropical

Extremo Sul da Bahia, Espírito Santo e Norte do Rio de Janeiro

A maioria de nossas expedições realizadas até o presente à floresta Atlântica do sul da Bahia concentrou-se na região cacaueira do Recôncavo Baiano

Centro-Oeste

Nestes últimos anos temos descoberto mais de uma dezenas de novas espécies de plantas, particularmente de palmeiras, nos cerrados do Centro-Oeste do país.

Centro-Oeste e Sudeste com Dr. Larry

Visando nos auxiliar nesta discussão, convidamos o botanico americano Larry Noblick do Montgomery Foundation de Miami, velho amigo e colaborador, que há anos estuda as palmeiras brasileiras dos gêneros Syagrus, Butia e Lytocaryum.

Alto Paranaíba - MG

Foi efetuada uma curta excursão à região do Alto Parnaíba em Minas Gerais, principalmente ao município de Patos de Minas.

Grande Sertão Veredas

Nosso ponto de partida: Pirapora – MG, situado às margens do Rio São Francisco, visando atingir as regiões noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, sudeste do Tocantins e nordeste de Goiás, porém sempre através de estradas vicinais, geralmente sem pavimento. Equipe participante: Harri Lorenzi do Instituto Plantarum, tendo como convidados Ricardo Pimenta, doutorando da UNESP/Jaboticabal – SP e Ricardo Campos, viveirista de Dona Euzébia – MG.

Serra da Canastra

Área montanhosa de paisagens deslumbrantes situada na região Sudoeste de Minas Gerais, a Serra da Canastra constitui uma unidade de conservação federal criada na década de 70

Selva Colombiana

Visando localizar algumas espécies de palmeiras brasileiras da região fronteiriça com a Colômbia, decidimos planejar uma expedição à selva Colombiana situada na região de fronteira com o Brasil, devido às dificuldades de acesso do lado brasileiro.

Rondônia

Um dos Estados menos visitado por nossa equipe nestes últimos anos foi o de Rondônia. Por isso decidimos planejar uma viagem visando conhecer principalmente sua parte oriental a partir do noroeste na região da Serra dos Pacas Novos.

Caatinga

O nome dado pelos tupis à vegetação seca da caatinga de “mata branca” (“caa tinga”) reflete este bioma durante o período mais seco do ano, com calor escaldante que incide sobre sua paisagem. Situação contrastante do observado pela expedição de sete mil quilômetros do Instituto Plantarum realizado em fevereiro, da qual participaram além do Eng. Agr. Harri Lorenzi, o Biólogo Ricardo Soares Pimenta, doutorando UNESP/Jaboticabal – SP e o viveirista Ricardo Campos de Dona Euzébia – MG.

Amazônia Central - Por Terra

Viajar até a Amazônia Central por terra é algo que nunca antes havíamos feito, apesar das dezenas de expedições botânicas já realizadas àquela região, porém sempre ao longo dos rios com chegada via aérea através de Manaus, Belém e Santarém.

Amazônia Central

Já viajamos por esta região mais de uma dezena de vezes, mas que pela grande dimensão territorial da área, sempre há novidades para se ver e descobrir.

Operação Salvamento - Paraná

Botânicos do Jardim Botânico Plantarum participam de ‘operação salvamento’ da flora em área a ser inundada brevemente pelo lago da Usina Hidrelétrica de Mauá no município de Telêmaco Borba no vale do Rio Tibagi no centro do estado do Paraná.
× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday